Publicado por: PCdoB-PG | 08/06/2012

PCdoB questiona reajuste da tarifa do transporte

Partido cobra garantia de fiscalização e transparência de informação sobre funcionamento do transporte público em Ponta Grossa

Uma história já conhecida pelos usuários do transporte coletivo de Ponta Grossa: os trabalhadores (motoristas e cobradores) pedem melhores condições de trabalho ou salário. A conquista é parcial, pois o acordo para acabar com a greve prevê 8% (dos 13,5% reivindicados) e 120,00 (dos 250,00) de vale refeição. A Prefeitura Municipal, de novo, repassa o aumento para a população, elevando o valor da tarifa. Será este o mesmo, e previsível, desdobramento do problema?

A pergunta seguinte é inevitável: para que serve um poder público municipal? Seria acaso, basicamente, para autorizar aumento de tarifas, sem garantir uma gestão transparente de informações e, sem estrutura de fiscalização, repassar mais este custo aos contribuintes? Se considerar o que se tornou hábito em Ponta Grossa, ao longo das últimas gestões da Prefeitura, a resposta é simples!

O Comitê Municipal do PCdoB em Ponta Grossa faz um apelo público ao poder legislativo para que cumpra seu papel de fiscalizar o executivo e ao atual grupo gestor (PSDB, Dem e afins) para que respeitem a população e, antes de qualquer debate sobre aumento da tarifa, apresentem todas as informações e dados que compõem a planilha de custos do transporte coletivo.

É preciso que os representantes do Poder legislativo não silenciem diante deste problema que diz respeito, direta ou indiretamente, a uma grande parcela da população da Cidade. Da mesma forma, espera-se algum posicionamento do Ministério Público Estadual, uma vez que está em jogo a ausência de informação e também de uma estrutura de fiscalização da atual administração Municipal a respeito do funcionamento de um importante serviço de interesse coletivo em Ponta Grossa.

E, por fim, é o momento de o Conselho Municipal de Transporte demonstrar se possui uma efetiva representatividade ou se opera apenas como legitimador do pedido de aumento da tarifa em Ponta Grossa.

Comitê Municipal do PCdoB – Ponta Grossa, 8 de Junho de 2012.


Responses

  1. Se os cidadãos princesinos não se mobilizarem, não adianta esperar q aqueles q foram eleitos para nos representarem façam alguma coisa.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: