Publicado por: PCdoB-PG | 01/06/2012

Solidariedade aos trabalhadores e fim do monopólio no Transporte público

Problema é de gestão pública e usuário não pode pagar a conta, defende PCdoB

Os números confirmam que a luta dos trabalhadores – motoristas e cobradores – do transporte coletivo de Ponta Grossa é justa e necessária. Qual o valor do vale alimentação de um trabalhador do setor na cidade? R$ 40,00 por mês. Quem teria condições de custear a própria alimentação com este valor? Enquanto os trabalhadores reivindicam R$ 250,00 a concessionária oferece 50,00 mensais. A reposição salarial do período é outro ponto de discordância: enquanto os trabalhadores pedem 13%, mas a operadora do sistema oferece o índice da inflação, de 5,1%.

O transporte não pode ser compreendido como uma simples mercadoria ou moeda de troca. É um serviço público e, assim, deve ser tratado pelos gestores públicos. O problema é que as sucessivas administrações municipais de Ponta Grossa – independentemente de partido ou grupo político, ao longo de mais de duas décadas – repassaram o serviço nas mesmas bases, deixando a população refém de um modelo, que foi se tornando viciado e sem condições de atender às crescentes demandas sociais. Agora, que os trabalhadores lutam por melhores condições de trabalho, os mesmos gestores silenciam ou tentam se esconder nas palavras oficiais dos atuais administradores.

Tentar jogar o problema para a justiça – seja a comum ou trabalhista – não é a saída, pois logo o problema volta com os mesmos desdobramentos e ameaças: de que a população deveria pagar pela melhoria nas condições de trabalho dos profissionais do setor. É preciso dar um basta na política de monopólio na gestão do serviço público. E esta é uma tarefa de todos os usuários, através de suas entidades representativas, pois nenhum grupo político – prefeito, secretários ou vereadores – tem o direito de deixar a população amarrada a um único meio e forma de acesso ao transporte.

É preciso mudar o modelo de administração do serviço. Afinal, não são os mesmos defensores do sistema capitalista que falam em concorrência, livre mercado e competência? Por que insistem em manter um dos mais importantes serviços públicos da cidade sob operação de um único prestador? Esta é uma responsabilidade do poder executivo e legislativo. E não dá mais para ficar jogando o problema, ora aos trabalhadores que lutam por melhores salários e dignidade, ora para a justiça resolver, enquanto os interesses de poucos beneficiados permanecem intocados.

O Comitê Municipal do PCdoB em Ponta Grossa faz um apelo aos profissionais da imprensa – para que ouçam os vários lados do mesmo problema, em respeito ao Jornalismo; aos representantes políticos e dirigentes partidários – para se manifestar solidariamente aos trabalhadores do transporte; aos vereadores da Cidade, para que façam sua parte, na imediata revisão do contrato de prestação de serviço do transporte urbano; e, também, a todos os candidatos às próximas eleições, para que coloquem o problema do transporte de Ponta Grossa nas prioridades do debate político.

Da mesma forma, o PCdoB convida os representantes das entidades sociais da Cidade para rediscutir o funcionamento de transporte e encontrar alternativas. E isso pode ser feito também pelo Conselho Municipal de Transporte, desde que o mesmo seja modificado,se torne  mais representativo, democrático e socialmente legítimo. Não dá para aceitar que o tal conselho se reúna apenas para homologar aumento de tarifa, como acontece nos últimos anos em Ponta Grossa.

E, por fim, os vereadores, que aprovaram um relatório de Comissão de Inquérito do serviço em Ponta Grossa, poderiam assumir a função do legislativo e apresentar propostas para resolver o problema. Só desta forma a população do Município terá condições de avaliar, e comparar com outras cidades, para entender os reais problemas que, hoje, deixam mais de 100 mil usuários por dia reféns de um sistema sob constante questionamento.

Comitê Municipal do PCdoB em Ponta Grossa  –  1º de Junho de 2012


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: