Publicado por: Felipe Soares - PCdoB | 24/03/2012

Passado, Presente…Socialismo! PCdoB outros 90

 

Por Felipe Soares*

Ser militante do Partido Comunista do Brasil requer responsabilidades pesadas e árduas que precisam de desenvolvimento diariamente. Primeiro por uma questão política pois defender, nos mais diversos campos, uma sociedade mais fraterna e igualitária contra os interesses perversos de um projeto que se mostra a cada dia no revés da igualdade é tamanhamente difícil, o outro lado tem táticas bem definidas e muito consolidadas. Segundo, militar nesse partido é colocar sobre os ombros uma história quase centenária das lutas sociais do Brasil, o incrível disso tudo é que cada vez mais a militância do PCdoB está encarando de frente esses desafios.

A questão é que o PCdoB rompe os seus noventa anos, mais jovem do que nunca em sua história, mas com a maturidade de quem em quase um século de vida, aprendeu mesmo com os erros e desses momentos soube montar seu plano estratégico baseado na soberania nacional, no desenvolvimento das forças populares e na luta por um Brasil justo socialmente. E camaradas, ser jovem aos noventa é uma contradição prazerosa à todos que acreditam no Partido Comunista do Brasil.

Um partido que enfrenta as mais difíceis batalhas intrínsecas da luta de classes em nosso país, que é reprimido duramente, lembremos as inúmeras tentativas em se acabar com o Partido Comunista do Brasil, colocando-o na ilegalidade durante mais da metade de sua vida. Lembremos também da insistente cassada da mídia golpista em criminalizar o PCdoB e jogar na vala comum da maioria dos partidos de alugueis. Pois é, eu ainda não esqueci a cruzada da Veja, Época, Globo, Folha em tentar incriminar o Ministro Orlando Silva, acusações que jamais se fundamentaram. Enfrentamos os desafios ontem e hoje. Como diz a juventude “desculpaê”, mas meu partido desde 1922 continua sem um escândalo político.

Ter coragem de se reorganizar em 1962, buscando outras formas de atuação social, buscando outros meios de organizar a luta política estratégica.

O combate direto contra a Ditadura Militar, os bravos combatentes da Guerrilha do Araguaia, que colocaram a própria vida no jogo desigual contra os militares, no sonho por um país livre, soberano e justo. Osvaldão, Joca, André Grabóis, Jorge, Juca, Dina, Fátima…TODOS VOCÊS, PRESENTES!

A redemocratização do Brasil foi uma luta pela nossa própria legalidade política, pelo nosso direito de balançar a bandeira vermelha nas praças, nas universidades e nas ruas do Brasil, mais adiante ao enfrentamento contra as políticas de estado mínimo do FHC até a consolidação da primeira vitória institucional popular no Brasil, com o presidente Lula. O papel de “amigo chato” não é fácil, participar de um governo Lula/Dilma é reconhecer um estancamento de uma política entreguista, mas cobrar insistentemente nos avanços que ainda são estruturais para o Brasil.

E a realidade é de um PCdoB cada vez mais ligado com o povo brasileiro, até porque, essa é sua essência, um partido do povo que se organiza coletivamente e que das mais diversas instancias sociais desenha sua realidade de acordo com nossas convicções. Falar do socialismo com a nossa cara e com o nosso jeito. Por isso a importância da UBM, da UNEGRO, do VERMELHO, da CTB, da UJS… Um partido vivo e atuante nos segmentos da sociedade.

Um partido que é jovem aos noventa, sonha com um Brasil do tamanho de nossas idéias, me sinto orgulhoso em fazer parte da História protagonista deste jovem e velho partido.

 

*Felipe Soares é militante do Partido Comunista do Brasil.

Anúncios

Responses

  1. “UJS presente! Lutar até morrer, viva a revolução, viva o PCdoB!!!”


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: