Publicado por: PCdoB-PG | 16/03/2012

Partidos articulam candidatura de esquerda

Gadini

Gadini: “A proposta é construir um projeto popular para participar das eleições, apresentando propostas concretas e baseadas em demandas dos movimentos sociais”

O PCdoB de Ponta Grossa, que tem como pré-candidato a prefeito o professor e jornalista Sérgio Gadini, e já conta com o apoio declarado do PCB, busca agora uma aproximação com o PSOL para viabilizar uma candidatura de esquerda no Município. As conversas com as lideranças do PSOL na cidade começaram. Nessa semana foram procurados João Luiz Stefaniak, que foi candidato a prefeito em 2008, e também Célio Rodrigues, membro do diretório nacional do partido e integrante do Movimento dos Sem Terra (MST). A adesão do PSOL ao bloco de esquerda só depende do aval da direção nacional.

De acordo com Stefaniak, as lideranças locais do PSOL simpatizam com a candidatura de Gadini, já que não está nos planos do partido ter candidato a prefeito. “As lideranças do PSOL em Ponta Grossa concordam em apoiar a candidatura do professor Gadini, mas precisamos de um aval da direção nacional do partido, porque o PCdoB integra a base de apoio ao governo federal e o PSOL não. Se tivermos essa autorização vamos caminhar juntos”, disse Stefaniak.

Fonte: Jornal da Manhã


Responses

  1. Nota de Esclarecimento do Partido Socialismo e Liberdade – PSOL.

    PSOL de cara própria nas Eleições Municipais de Ponta Grossa

    A Direção Municipal do PSOL Ponta Grossa vem a público esclarecer alguns pontos em relação à matéria publicada na imprensa local, no dia 16 de março de 2012.
    O Diretório Municipal do Partido Socialismo e Liberdade não esteve em negociação com o PCdoB, nem pretende apoiar a Candidatura a Prefeito de tal partido, visto que terá candidatura própria, desautorizando, portanto, qualquer tipo de negociação com o PCdoB.
    A matéria publicada na imprensa local erroneamente afirma que as lideranças locais do PSOL apoiam a candidatura do PCdoB, isso porque tal posicionamento nunca foi sequer apresentado em qualquer instância do PSOL Ponta Grossa.
    Nossa posição está embasada na Resolução aprovada no Congresso Nacional do PSOL de 2011, que mantém o arco de alianças do Partido restrito à PSTU e PCB, partidos que compõem a frente de esquerda. A única possibilidade além dessa determinação pode ocorrer apenas se o candidato a Prefeito for do PSOL. Sendo que, no Paraná essa possibilidade foi vetada por Resolução aprovada no último Congresso Estadual do PSOL ocorrida em outubro de 2011. Logo, as afirmações trazidas pela imprensa local encontram impedimentos normativos para a sua concretização.
    Outra questão que também requer esclarecimento é que o integrante do PSOL-PG Célio Leandro Rodrigues não faz parte do Diretório Nacional do Partido como afirmado pela imprensa.
    O posicionamento do Diretório Municipal e a Resolução do Congresso Nacional orientam-se pela avaliação de que o Governo Federal Petista, apoiado pelo PMDB, PCdoB, PSB, não está ao lado dos trabalhadores. Assim, o PSOL reafirma sua posição de Oposição de Esquerda a esse governo social liberal.
    O que há de Oficial é a pré-candidatura de Leandro Santos Dias à Prefeitura de Ponta Grossa registrada junto ao Diretório Municipal e a Conferência Eleitoral Municipal do Partido a ser realizada em 24 de Março.

    Diretório Municipal de Ponta Grossa – Paraná

    Ponta Grossa, 18 de março de 2012.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: