Publicado por: PCdoB-PG | 08/03/2012

Em ato público, professores cobram resposta do Governo Richa para Universidades

Paralisação atingiu mais de 90% das atividades docentes na UEPG. Governo diz que, agora, responde em 17 de março

O ato público que marcou a paralisação das Universidades Estaduais do Paraná, nesta quarta-feira, 7/03, reuniu cerca de 1.000 professores, funcionários e estudantes no Centro Cívico de Curitiba. Participaram da manifestação e passeata professores e estudantes da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Universidade Estadual de Londrina (UEL) e Universidade Estadual do Norte Pioneiro (UENP).

Após reunião com representantes sindicais docentes das universidades, o Secretário de Ciência e Tecnologia (SETI), Alípio Leal, se comprometeu em dar uma resposta ao acordo de equiparação salarial até o dia 17 de Março. Caso a promessa não seja cumprida, os professores retomam paralisações. Novas assembléias docentes devem acontecer, nas universidades, no dia 21, quarta-feira. “Os professores vão dar mais alguns dias, para o Governo fazer uma proposta. Mas o indicativo deve, a partir desta data, está em pauta”, afirma a presidente do SINDUEPG/ANDES, Cíntia Xavier.

Na véspera da paralisação, tarde do dia 6/03, o Governo anunciou a contratação dos professores concursados em 2010 e a volta do repasse para verba de custeio, em vigor nos anos anteriores. “É preciso fortalecer a mobilização para garantir a equiparação salarial com os técnicos universitários, prometida pelo Governo, mas até o momento não cumprida”, diz a vice-presidente do SINDUEPG, Gisele Massson.

Em Ponta Grossa também houve manifestações na Praça Santos Andrade (Campus Central) e em frente da Central de Salas (Uvaranas), na parte da manhã e na noite. Em torno de 850 professores e 8,5 mil alunos paralisaram as atividades na UEPG.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: