Publicado por: PCdoB-PG | 21/12/2011

Futebol e Eleição

Torcida do time 65

Torcida do time 65

*Por Elton Barz

O campeonato eleitoral de Ponta Grossa esta começando. As agremiações políticas já têm seus respectivos elencos contratados. Agora começa a pré-temporada com o treinamento das equipes para enfrentar este disputado torneio.

O campeonato contará com 12 times participantes que vamos analisar um a um. Primeiro quem são os participantes:

1-    Clube Recreativo Dois Irmãos
2-    Tucanato S.A.
3-    Latifundiários Foot Ball Association
4-    Estrela Vermelha
5-    Club Republicano
6-    Associação Comercial Industrial Ltda.
7-    Peixinho SC
8-    União Pelo Poder
9-    União Cristã
10-    Café com Leite E. C.
11-    Quarta Internacional
12-    Revolução Operariana

Como no Brasil temos milhões de técnicos de futebol me arrisco aqui de assumir meu papel de técnico e analista dos disputantes deste nobre campeonato político princesino.

Começo pelo vice-campeão das eleições passadas e um dos favoritos para o próximo campeonato, o Clube Recreativo Dois Irmãos. Time do PPS. É o time dos irmãos Rangel. Os Pepesistas  vem com um time bem reforçado para esta nova disputa contratando nomes de peso da política local como Rogério Mioduski (ex-PP), Xexinho(ex-PSDB), Lopatiuk (ex-PSB), sem falar no s associados como George do PMN e o Laco do PRP e Delmar Pimentel do PP. Lembro ainda o desfalque que o grupo deu no time governista tirando seu principal vereador na ultima eleição o DR Zeca que foi emprestado para o time amigo do PSD. Sem duvida nenhuma este é o time a ser batido neste campeonato.

O atual campeão, time do Tucanato S. A., sinalizou que vai apoiar o grupo do deputado estadual Plauto Miro do DEM, time dos latifundiários Foot Ball Association,que sofre com o desgaste dos oito anos de Wosgrau e ensaia debandada com um recuo estratégico priorizando a Assembléia Legislativa. Se isso acontecer nosso ultimo campeão fica em maus lençóis. Terá que disputar para ficar numa situação intermediaria no campeonato. Se isso for verdade provavelmente deverá escalar o reitor João Carlos Gomes ou o secretario de obras Carlos Augusto Sant Ana ou mesmo a dobradinha dos dois. Para o atual campeão a opção de não ter como apoiar o time dos Latifundiários trará grandes problemas. Isso vai determinar se eles entram para consagrar seu tri campeonato ou para ver outro time conquistar o troféu do Palácio do Ronda.

O time da Estrela Vermelha que na eleição passada quase foi rebaixado para segunda divisão, vai tentar repetir a vitoria do campeonato de três eleições passadas. Para tal tem que escalar o único que conseguiu dar a agremiação vermelha a vitória, o deputado estadual Péricles Hollebem de Mello. O rebaixamento judicial para a segunda divisão eleitoral do ex-prefeito Jocelito Canto e o desgaste dos atuais campeões tem dado esperanças ao time estrelado. As pesquisas apontam que este sonho pode ser tornar realidade. O time petista pode, caso o time do Latifúndio não dispute, chegar às finais do campeonato eleitoral. Mesmo tendo desfalques em seus candidatos a vereador a aposta petista é que vão aumentar sua representatividade na Câmara Municipal e que disputam para ganhar. Muitos problemas vão aparecer. Todos sabem que Péricles terá que disputar o campeonato já contando com um efeito suspensivo de sua pena em função de suas contas não terem sido aprovadas na Câmara Municipal.

Depois dos que estão despontando para a disputa do titulo temos a faixa dos que vão lutar para garantir acesso a campeonatos maiores depois desta nova disputa.  É o pessoal da Libertadores e sul americana eleitoral. Nesta faixa destacamos uma possível candidatura do time do Club Republicano do pessoal do PR, liderado por seu proprietário na cidade João Barbiero e o time da Associação Comercial e Industrial Ltda. chefiada por Marcio Pauliki do PDT. Cada um tem suas armas e suas limitações. Um já disputou antes e tem presença midiática e outro tem estrutura e conta com apoio daqueles que gostam de falar de choque de gestão. Contra eles pesam principalmente o isolamento e o pouco espaço para um quarto candidato ao titulo. Outro que até pode chegar nesta faixa é o time do Peixinho SC comandado pelo empresário Marcos Zampiere . O Peixinho tem ainda tem que conseguir colocar o time em campo para jogar de fato o campeonato, coisa que até agora ainda não aconteceu. Muitos falam que o time do Peixinho pode reforçar o Esquadrão Estrelado.

Numa quinta faixa estão os times que se propõem a serem boas ajudas aos postulantes ao titulo. São resultados de varias fusões. São muitas siglas e pouca ideologia. Dentro destes destacam-se os times do União Pelo Poder, também alcunhada de Frente Popular e da União Cristã.  A União Pelo Poder organizada pelo secretario de recursos humanos Jose Elizeu Chociai quer repetir o campeonato passado quando conseguiram eleger dois vereadores. Agora prometem que vão mais em frente. Este agrupamento foi composto pela fusão entre PTB, PTN,PTdoB, PTC e PSL. O outro time desta faixa surgiu da fusão de times que saíram da frente popular com a junção de outros times que querem tentar garantir seu lugar ao sol. Organizado pelo PSB a União Cristã tem entre outras coisas o PV, PRB e o PSDC.  Todos os dois times estão próximos do time do Tucanato S.A., mas ninguém duvide que se sentirem melhores possibilidades em outras pastagens podem acabar até na base da torcida do Clube Recreativo Dois Irmãos ou até mesmo lançarem sua própria candidaturas pra negociar depois. A vitória aqui é estar perto do poder e revelar bons nomes para a Câmara Municipal.

Sozinho numa faixa própria do campeonato está o Café com Leite E. C. Este é o time do PMDB.  Ele é café com leite porque não faz mal a ninguém não disputa o campeonato mais precisa de certas facilidades para manter sua bancada. O time do PMDB Velho de Guerra poderá apoiar quase todos os times que disputam o campeonato menos o C R Dois Irmãos que tem o veto do novo integrante do time o ex-prefeito Jocelito Canto.

A sexta faixa está aqueles que lutam contra o rebaixamento, com certeza esta é o espaço atual do time da Quarta Internacional. Nossos camaradas do PSOL tiveram baixas na militância e nos espaços que ocupavam na sociedade como, por exemplo, o DCE da UEPG. Nacionalmente também não estão vivendo um bom momento.

Quanto ao glorioso esquadrão rubro da Revolução Operariana, o time revolucionário do glorioso PCdoB, nunca esteve tão bem na nossa cidade e na região dos Campos Gerais. Somos o clube mais antigo, vamos comemorar 90 anos no próximo março. Vamos ter que fazer uma grande comemoração. Temos um time completo com comandante já escalado, resta agora fazer uma boa pré-temporada e colocar o time em campo. Temos que lembrar que time que não disputa campeonato não consegue ter torcida. Nós que sonhamos em nos colocar para disputar de igual pra igual o campeonato não podemos perder esta oportunidade de nos firmarmos na primeira divisão da política pontagrossense. Nós só podemos ter um caminho, o do crescimento, o da ousadia. Vamos valorizar nossa categoria de base e os novos contratados. Temos um time que vai com certeza eleger nosso primeiro(a) parlamentar da história princesina.

Camaradas nós que gostamos do Time do PCdoB temos que ajudar a colocá-lo na altura que ele merece. Isso só acontecerá se tivermos convencidos e mobilizados pra tal. Com certeza nós vamos estar preparados. Podem contar comigo. Aproveito para desejar a todos um grande 2012, que será coroado com nossa vitória. Até 2012. Até a nossa vitória.

*Elton Barz, membro da direção municipal e estadual do PCdoB, secretário estadual de formação.


Responses

  1. Caro Elton,

    Algumas observações, nem sei se pertinentes: Mas o time do PC do B, tem grande tradição nas categorias de base, vencendo sucessivamente os campeonatos da UNE e da UBES, inclusive de forma invicta e com goleadas históricas. O time da 4ª Internacional também tem boa atuação no sub-20, único problema é se tiver exame anti-dopping.
    No mais, parabéns pela boa analise do quadro pré-eleitoral. E vamos correr atrás, que já estão rolando os dados.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: