Publicado por: PCdoB-PG | 22/10/2011

I Encontro Estadual de Meio Ambiente da CTB – PR

*Cézar Augusto Crispim

Nos dias 18 e 19 de outubro, tive o prazer de participar na capital do Estado do I Encontro Estadual de Meio Ambiente da CTB – PR (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil). Estiveram presentes várias entidades, dentre elas o INMA (Instituto Nacional de Meio Ambiente), na figura de seu presidente, Aldo Arantes, a CONTAG, o STTR, SINDPREV, ASSEMA-PR e filiados do PCdoB.

A mesa redonda de abertura analisou a conjuntura internacional, nacional e estadual. Os debates giraram em torno dos impactos do modelo de produção capitalista sobre os recursos naturais e o meio ambiente, além do meio ambiente e o Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento. Também foi apresentada a Cartilha de Meio Ambiente da CTB. Houve também o lançamento do livro “Meio Ambiente e Desenvolvimento – Em busca de um compromisso”, organizado pelo camarada Aldo Arantes e publicado pela Fundação Maurício Grabois.

No segundo dia do encontro, foram formados seis grupos de discussão que debateram a Cartilha de Meio Ambiente da CTB e ao final dos debates, os grupos apresentaram suas propostas e em seguida foi aprovada uma plataforma mínima de Meio Ambiente da CTB-PR.

O meio ambiente é um tema muito amplo e complexo, sendo que os debates devem continuar e se transformar em ações sociais e políticas que venham a mudar a lógica vigente, ou seja, inverter a lógica de exploração predatória para a utilização consciente e sustentável dos recursos naturais.

Localmente, o PCdoB de Ponta Grossa deve engajar-se nessa discussão, procurar os outros atores locais que militam pelo meio ambiente e tentar aprofundar a questão, buscando esclarecer a população sobre as questões ambientais que afetam a região.

*Cézar Augusto Crispim é membro do Comitê Municipal do PCdoB de Ponta Grossa.

Anúncios

Responses

  1. Parabens camarada Cezar por nos trazer noticais sobre este importante encontro. Com certeza temos que estruturar nosso partido nas lutas dos movimentos sociais do meio ambiente.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: